Em clima de pré-aquecimento para o tão aguardado álbum “333”, Matuê surpreendeu a todos ao liberar um EP chamado ‘Sabor Overdose no Yakisoba’. O projeto começa com uma música chamada ‘A Última Dança’, incluindo ‘Reza do Milhão’, uma das faixas mais esperadas, e outra chamada ‘Honey Babe’, tudo pela gravadora Sony Music. Matuê é um dos artistas da Sony Music.

Uma página no X, chamada @rapworldbr, levantou um enigma sobre o EP surpresa de Matuê. Após um tweet do artista que dizia: “Obrigado Frank Ocean por me ensinar a construir uma escada”, o rapaz dessa pagina sugere que Matuê faz referência ao projeto de Frank Ocean chamado “ENDLESS”. Esse projeto ficou conhecido por ter sido a estratégia de Frank Ocean para se desvincular da sua gravadora.
Em 2009, Frank Ocean assinou com a Def Jam, uma subsidiária da Universal Music, e seu contrato incluía o lançamento de alguns álbuns. Em 2012, ele lançou o aclamado “Channel Orange”, que foi um dos melhores álbuns do ano e venceu o Grammy de Álbum de R&B, superando Chris Brown.

Após “Channel Orange”, Frank Ocean manteve um longo silêncio enquanto a gravadora aguardava o próximo passo dele. No entanto, Frank Ocean não estava satisfeito com a relação com a Def Jam, sentindo que a gravadora não lhe dava o apoio e a liberdade criativa necessárias.

Então, Frank Ocean elaborou seu plano de fuga: para se livrar do contrato, ele decidiu gravar dois álbuns simultaneamente: “Endless” e “Blonde”, o famoso “Blonde”. No dia 19 de agosto de 2016, Frank Ocean lançou “Endless” como um álbum visual exclusivamente na Apple Music.

O projeto durava 45 minutos e apresentava novas músicas juntamente com performances artísticas. O truque foi que, com “Endless”, Frank Ocean cumpriu suas obrigações contratuais com a Def Jam, o que significava que ele estava livre da gravadora. Exatamente um dia após o lançamento de “Endless”, no dia 20 de agosto de 2016, Frank Ocean lançou seu segundo clássico, “Blonde”. Este projeto foi lançado de maneira independente, permitindo a Frank Ocean manter 100% dos lucros, diferente do que ocorria com a gravadora. “Blonde” também se beneficiou da visibilidade criada pelo “Endless”, ajudando na sua divulgação.

Voltando para Matuê, há anos todos esperam o próximo álbum do lendário rapper brasileiro, que recentemente começou a falar bastante sobre o projeto que está próximo. Com essa possível referência a “Endless”, estaria Matuê planejando algo semelhante?


Fundador do Trap 24 Horas. Há mais de 4 anos, mergulhei de cabeça na produção de conteúdos sobre a cultura hip-hop, com foco em rap e entretenimento. Ao longo dessa jornada, tive o privilégio de testemunhar o nascimento e a ascensão do trap aqui no Brasil, acompanhando cada passo do gênero até se tornar um dos mais ouvido do país, um marco na história do rap nacional. Minha paixão por compartilhar e analisar a evolução do hip-hop me motivou a criar um espaço onde fãs e interessados podem se aprofundar e celebrar a riqueza desse universo musical.